o trabalho que não se vê para "parecer natural"
porque definitivamente não acordei assim.
Escrevo este texto enquanto seco as unhas pintadas com verniz transparente, ao mesmo tempo que faço uma máscara de rosto calmante e espero que as minhas calças de yoga preferidas terminem de lavar.
Amanhã vou para um retiro de meditação numa ilha mais remota de Hong Kong, (que Hong Kong não é só cidade) e, enquanto preparava a mochila com o meu nécessaire, roupas de yoga e caderno, reflectia sobre quanto esforço é necessário para ter uma aparência cuidada, mesmo quando o objectivo é ser-se low key.
Ser low key também dá trabalho. E muitas vezes parece genética, “acordei assim”, mas dá trabalho. No meu caso, não acordei assim. A cada 6 - 9 meses faço um tratamento de cabelo (botox capilar) que me permite deixar o cabelo secar ao natural e não ter frizz. Fiz depilação a laser há vários anos, que ainda hoje é dos melhores investimentos que fiz. A cada 2 a 3 meses tento fazer uma limpeza de pele para limpar os poros em profundidade. O rosto sem maquilhagem aparente tem, na maioria dos dias, protector solar com cor e uma rotina de skincare consistente.
Há uma expectativa silenciosa de estar sempre apresentável, que pesa mais sobre nós, mulheres.
O esforço não é necessariamente um problema. Como na maioria das coisas da vida, o importante é perceber o porquê de fazermos algo. É para impressionar alguém? É porque temos de parecer sempre bem? É porque gostamos de uma aparência cuidada? Nada como começar por perceber qual a intenção. Nada muda se não mudarmos nada.
Há rituais que sabem a cuidado e ajudam no acto de grounding, estar presente no corpo. Umas gotas de óleo essencial no chuveiro, uma máscara que dá luminosidade. Mas que o cuidado seja sempre primeiro para mim. E que seja sempre para ser (e não apenas parecer) a minha versão mais alinhada.
Botox capilar
não contém toxina botulínica, é um tratamento de hidratação e alisamento que reduz o frizz, o nome é apenas marketing.
O que levo no nécessaire para o retiro
Espuma de limpeza (mini)
Advanced Night Repair (mini)
Hidratante sem perfume da La Roche‑Posay - Toleriane
Protector solar em stick da Avène
Bálsamo labial da Bioderma
Creme Nivea da lata azul
Desodorizante Wild (sem alumínio e funciona, mas deixa marcas brancas na roupa se não tivermos cuidado. Eu tenho a versão dos corações, mas a das abelhas também é amorosa)
Cabelo - Kérastase Genesis (mini) champô, máscara da Davines em saqueta e um elástico.
Intenção para os próximos dias:
Presença e olhar para dentro. Não precisamos de mais informação, mas de mais experiências. De preferência, as que nos permitem conectar a um nível mais profundo connosco, com outros humanos, com a Natureza e estar mais no momento.
Eu sempre fui muito honesta com os meus desafios com a minha saúde mental e fazer algo para me sentir bem (mesmo quando o mundo está um caos) é sempre uma das minhas prioridades.
Muitas vezes sou reticente em relação a retiros, porque, por vezes, tornam‑se palco para mostrar performance nas redes sociais e para riscar mais um item de uma checklist. Mas este é apenas por convite e baseado em técnicas com as quais me sinto confortável, por isso espero que seja uma experiência interessante, nem que seja pela mudança de cenário.
P.S. Eu agradeço os emails aos quais não respondi que estou com problemas na configuração do email. Mas li todos com carinho!
Andreia xx


