Skincare
os meus produtos preferidos.
Skincare. Apesar de não escrever muito frequentemente sobre o tema nos últimos tempos, eu gosto de cosmética. Do ritual, das texturas. Mas também reconheço a pressão do marketing que nos diz que precisamos de mais um sérum, o novo ingrediente de anti-envelhecimento, mais um passo.
Reconheço que gosto mais de ter produtos favoritos que volto a comprar sempre que terminam, mais do que explorar novidades, o que não está alinhado com as redes sociais no momento. Por outro lado, vivo em Macau, e viver na Ásia, faz com que tenha uma rotina mais elaborada devido ao culto do skincare (também posso um dia destes falar como Macau me fez ser high-maintenance). Por isso, hoje vou falar de produtos que têm sempre lugar na minha rotina.
SKII Facial Treatment Essence. Aquele produto que parece que não faz nada quando usamos, mas que sentimos falta quando não temos. Dá luminosidade à pele e ajuda a atenuar os poros. Compro sempre a embalagem mais pequena porque como é fermentado, prefiro que tenha o mínimo contacto com o ar possível e dura imenso. Pode ser usado durante 12 meses após abertura. É o primeiro passo na minha rotina de manhã e a noite.
Caudalie VinoHydra sérum. Sérum hidratante com ácido hialurónico. Não uso sempre, mas uso sempre que a minha pele está desidratada, porque é o sérum que melhor funciona na minha pele para este efeito. Por não ter óleos, e ser a base de água, é recomendado para peles mistas ou oleosas desidratadas.
Clarins Double Serum. Não uso sempre mas é um dos meus favoritos. Também é um dos favoritos no rednote/ xiaohongshu (rede social chinesa). Fórmula a base de extratos naturais, não tem evidência científica. Mas hidrata, atenua os poros e o grão da pele, e dá luminosidade. Existe uma versão light e normal. Eu tenho a pele mista e uso a versão normal. Pode ser usado de manhã e à noite.
Melano CC Serum. Vitamina C + Dipotassium Glycyrrhizate. No Japão é considerado anti-acne pelas propriedades anti-inflamatórias do Dipotassium Glycyrrhizate. É o meu sérum preferido de vitamina C porque não oxida, o doseador é fantástico. E depois de ter que deitar fora vários séruns da Skinceuticals porque oxidaram. Tem uma textura em óleo, mas é absorvido facilmente. Além de antioxidante, ajuda a clarear as manchas. Uso de manhã.
Natura Bissé Diamond Extreme Cream. Na verdade, tenho sempre que pensar 2x sempre que falo deste produto, porque o preço é ridículo. Usualmente compro com 30-40% e sem IVA (as vantagens de viver em Macau) e o preço continua a ser ridículo. Foi-me recomendado por uma amiga que tem a mesma ideia que eu, tem um preço que não se justifica, mas é o produto de skincare dela preferido. Eu nunca tive um creme que adorasse, mas este é qualquer coisa. Basicamente, o que gosto é que a pele fica super luminosa, hidratada, os poros alisados e o grão de pele afinado. Para quem é fã do Clarins Double Serum. Funciona bem para peles normais a mistas que tenham alguma textura. Não acho que seja um produto que faça uma diferença significativa em peles secas. Uso de manhã e a noite.
Decorté Sun Shelter Tone Up CC cream SP50+. Eu ADORO este CC cream e tem uma boa cobertura. O meu tom é o 02, e foi claramente pensado apenas para peles japonesas porque tem 3 tons. Se usar este CC cream não uso base de maquilhagem. Gosto tanto deste como do CC cream da Chanel que entretanto foi descontinuado.
Sulwhasoo Sleeping Mask. Eu uso sempre uma sleeping mask principalmente porque uso tretinoína. Desisti de usar Kétrel, a tretinoína que está disponível em Portugal com uma concentração de 0.050% e substitui pelo Rectanyl que tem uma concentração de 0.025% e que compro na Tailândia, e que tolero melhor. Ambos são considerados medicamentos, mas nem sempre uma concentração mais elevada é o melhor. Esta é a minha sleeping mask preferida. Hidrata e dá luminosidade, o que é característico de produtos com ginseng. A Sulwhasoo é uma das minhas marcas preferidas e também gosto imenso da Concentrated Ginseng Rejuvenating Ampoule da mesma marca.
Existem outros variados produtos que gosto muito mas estes são aqueles que compro sempre que terminam.
E com isto hoje acabei de receber mais skincare que claramente não necessito da Bioeffect, mas confesso que há muito tempo que não estava entusiasmada por experimentar algo novo. Por um lado, espero que goste, por outro espero que não goste, porque o preço é ridículo, mas apanhei uma promoção que não podia deixar passar. E como quero evitar ao máximo tratamentos mais invasivos por uma preferência pessoal, por ter um sistema imunitário reactivo, e como me estou a aproximar dos 40 anos, aqui estamos. Existem alguns estudos que demonstram que Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) melhora o acne, a hiperpigmentação pós-laser, feridas e sinais de envelhecimento. Não deve ser combinado com produtos com óleo, para melhorar a absorção.
Não acho que precisemos de produtos caros nem demasiados produtos para ter uma boa rotina de pele. E nada substitui uma boa rotina de sono, uma boa alimentação, beber água, ter as hormonas equilibradas, e baixos níveis de stress (!!!). Sou péssima a beber água, mas bebo chás herbais, muitos sumos de fruta e de vegetais, que ajudam também a dar luminosidade à pele. Não uso produtos demasiado agressivos, prefiro exfoliantes enzimáticos, uso bastantes máscaras de tecido porque é uma forma fácil de hidratar e dar luminosidade à pele, e funcionam para mim de uma forma muito superior, a máscaras em tubo, apesar de não serem soluções amigas do ambiente. Mas como não conduzo e a maioria do tempo ando a pé ou uso transportes públicos, é um equilíbrio.
Acredito que, como em quase tudo na vida, o que funciona melhor é a consistência em manter uma rotina que seja sustentável para nós, em tempo e em dinheiro. É perceber que a maioria das peles que vemos nas redes sociais e nos media são filtradas. É aceitar que não existem produtos milagrosos. É escolher o que faz sentido para nós, skincare, procedimentos, maquilhagem, sem termos de justificar nada a ninguém. E é reconhecer que, em 90% dos casos, o que nos faz sentir bem na nossa pele é o trabalho interior.
Andreia xx



